segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Sobre corrupção - Tema de ENEM

A corrupção é o ato de corromper ou de se corromper, segundo diversos dicionários. No entanto, esse vocábulo é tão presente em nosso cotidiano que o significado que muitos só reconhecem é o do político corrupto.
Primeiramente, não é exatamente só nesse caso que ocorre a sujeira, mas, também, até nos pequenos atos que consideramos insignificantes, pois acontecem rotineiramente na sociedade brasileira; por exemplo, furar a fila, ocupar vaga para idoso no estacionamento, subornar algum representante da lei, etc. Nisto, é notório que tal mal está enraizado na cultura do povo brasileiro.
No mesmo contexto anterior, desde a colonização, o lusitano explorou tanto os primeiros habitantes do nosso país como também os negros trazidos da África, logo, isso também não seria uma forma de corrupção? Tal forma de colonização foi egocêntrica e desonesta. Portanto, é provável que isso seja a origem dos problemas que se vê hoje em dia.
Soma-se ao que já foi supracitado, são notórios os escândalos de corrupção recentes em nosso país, como por exemplo – A exploração da Petrobrás. Haja vista a documentação enorme de políticos envolvidos nesse esquema, os rumos que a política nacional segue são extremamente perigosos para o futuro da nação.
Dessa forma, é de suma importância solucionar esse problema que tanto aflige o povo brasileiro. Então, é necessário reforçar a educação de valores nobres nas esferas familiares e escolas, porque assim as novas gerações incorporariam à ética e moral dignas de um cidadão ideal. Por fim, quanto na política, deve-se suprimir os privilégios dados a políticos como forma de atrapalhar a investigação da Policial Federal, pois a Justiça não seria igual a todos?

Renan Oliveira
Fortaleza - CE

Nenhum comentário:

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."