segunda-feira, 13 de março de 2017

É possível filosofar a partir de uma reflexão critica sobre os usos do FACEBOOK?Sim. - Aula do 9º ano dia 14/03/2017

Resultado de imagem para crimes virtuais


Tema da aula: Atitude critica e filosófica

Objeto de investigação: Redes sociais,em especial o Facebook

Objetivos: 

* Compreender que as redes sociais é um espaço público e que possuem regras de convivência e não de conveniência. 

* Reconhecer boas e más atitudes na rede social Facebook.

* Identificar crimes virtuais na rede Facebook e entender o que é um "sequestro de perfil".

* Aprender que as redes sociais  bem utilizadas servem para favorecer interações sociais,diminuir distâncias entre as pessoas e compartilhar ideias e reflexões,inclusive filosóficas. É um espaço para evidenciarmos  da melhor forma possível as nossas atitudes filosóficas.

* Perceber em que consiste a bondade e a maldade de nossas ações segundo Santo Agostinho.
Resultado de imagem para crimes de roubo de perfis


Vamos analisar as seguintes imagens:


Resultado de imagem para sequestro de perfil de rede social

Resultado de imagem para crimes virtuais no facebook


As pessoas acabam manifestando sem equilíbrio e respeito os seus preconceitos velados, seus traumas e opiniões pessoais desprovidas de razão.
Hoje, curtir e descurtir, seguir ou deixar de seguir, adicionar ou excluir tomaram uma proporção gigantesca. Ganharam uma importância que vai além do mundo virtual. Todos querem opinar!
Pessoas fazem comentários levianos, julgamentos sem o direito de defesa, usando crueldade nas palavras e até praticam crimes. E juntamente com a evolução da tecnologia, a informação também perdeu a credibilidade.
No entanto, cabe alertar que  existe responsabilidade pelo que é publicado na rede sim!

Resultado de imagem para crimes virtuais no facebook

CONCLUSÃO


Resultado de imagem para crimes virtuais charge


Especialistas em segurança relatam como as redes sociais colocam internautas em risco




Privacidade ou exposição?

Antes de culpar as redes sociais pela falta de privacidade online – basta lembrar dos recentes escândalos envolvendo o Facebook – os usuários precisam fazer um mea-culpa. Se as informações estão lá, é porque muito possivelmente foram colocadas pelo próprio dono do perfil (confira o que é possível descobrir sobre completos desconhecidos usando somente dados virtuais). E acreditar que as configurações de segurança são infalíveis é uma postura um  tanto ingênua em tempos de roubo de senhas online e brechas de segurança constantes...
 "Na internet, é necessário que a pessoa tenha o mesmo cuidado com sua proteção pessoal como a que tem na vida real. Você não leva um desconhecido para dentro da sua casa. Por que então vai adicioná-lo ao seu perfil do FACEBOOK?", exemplifica Araújo Filho. O delegado lembra ainda que muitas pessoas não reparam que as informações das redes sociais estão indexadas às principais ferramentas de busca online. "Basta entrar no Google para obter dados como um endereço ou telefone pessoal", alerta...

Veja mais em https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2010/05/27/perfis-online-em-redes-sociais-atraem-criminosos-com-excesso-de-detalhes.

Então como ter uma atitude verdadeiramente filosófica diante do uso das redes sociais?

- Sendo ético sempre.
- Tendo coragem para denunciar.

Porque crimes que ferem a honra e a dignidade são crimes, e não importa onde ocorrem.

Sequestro de perfis de facebook também é crime!

Alguns crimes dependem da maldade humana.

Resultado de imagem para crimes virtuais charge

Resultado de imagem para crimes virtuais no facebook


Conscientizarão ainda é pouca. Adam Palmer, Líder de Cybersegurança na Norton, diz que “há uma grave desconexão na forma pela qual as pessoas encaram crimes virtuais”. Segundo a pesquisa, o número de adultos que sofreram crimes virtuais foi três vezes maior do que o número de pessoas que foram vítimas de crimes no mundo real. Ainda assim, menos de um terço deles se consideram mais propensos a serem vítimas de algum golpe online e, por isso, são poucos os que se protegem com pacotes de segurança ou trocando suas senhas regularmente.

Falta ação por parte das vítimas. Segundo o relatório, apenas 21% das vítimas reportaram os crime para a polícia. “Computadores não cometem crimes, pessoas comentem”, disse Palmer durante a divulgação do relatório. O consultor trabalha junto de agências governamentais americanas para encontrar e prender os responsáveis pelos crimes virtuais e por isso vê de perto como a falta de denúncias afeta investigações. Ele também enfatizou a necessidade de cooperação entre países ao dizer que “criminosos virtuais não conhecem barreiras, eles ultrapassam fronteiras e por isso as agências responsáveis devem fazer”.

Fonte:https://tecnoblog.net/77490/symatec-crimes-virtuais

Atenção

Resultado de imagem para crimes virtuais

As práticas ilegais na internet são crescentes. 
A sensação de impunidade e a ilusão do anonimato são os principais fatores que encorajam golpistas e pessoas a serem violentas uma com as outras no mundo digital.
Por isso, se você sofreu alguma violência ou foi vítima de um golpe ou fraude no meio digital, você deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa.
Denunciar ainda é o modo mais efetivo de combater a criminalidade online.

Reflexões filosóficas

Por que algumas pessoas praticam o mal?O crime é um mal. De onde surge o mal?
De acordo com Santo Agostinho de Hipona a maldade é essencialmente humana,pois é fruto do nosso livre-arbítrio. O mal é a corrupção da alma humana.

Resultado de imagem para santo agostinho e o mal

Resultado de imagem para santo agostinho e o mal

Resultado de imagem para santo agostinho e o mal

Resultado de imagem para santo agostinho e o mal

O problema do mal (Santo Agostinho)

Do latim, malum. 1. Em um sentido geral, tudo que é negativo, nocivo ou prejudicial a alguém. "Podemos considerar o mal em um sentido metafísico, físico ou moral. O mal metafísico consiste na simples imperfeição; o mal físico no sofrimento; o mal moral no pecado, segundo Leibniz (Dicionário de Filosofia).


O mal, segundo Santo Agostinho, é o estado em que o homem se afasta de Deus, de seus preceitos, de seu amor. Contudo, é uma condição presente na vida de todos os homens, devido ao pecado original de Adão e Eva, conforme o livro bíblico, Gênesis. O afastamento da convivência espiritual com Deus e a desobediência à sua vontade provoca todo o mal presente na vida dos homens. Somente por intermédio de Jesus Cristo, o filho de Deus encarnado, os homens podem ser redimidos e reviver o estado pleno de bondade junto a Deus (Chalita).
Santo Agostinho tenta provar de forma filosófica de que Deus não é o criador do mal, em seu livro 'O Livre-arbítrio'. Pois, para ele, tornava-se inconcebível o fato de que um ser tão bom, pudesse ter criado o mal. A concepção que Agostinho tem do mal, esta baseada na teoria platônica, assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de um outro ser, o bem. O mal é aquilo que "sobraria" quando não existe mais a presença do bem. Deus seria a completa personificação deste bem, portanto não poderia ter criado o mal. Deus em sua perfeição, quis criar um ser que pudesse ser autônomo e assim escolher o bem de forma voluntária. O homem, então, é o único ser que possuiria as faculdades da vontade, da liberdade e do conhecimento. Por esta forma ele é capaz de entender os sentidos existentes em si mesmo e na natureza. Ele é um ser capacitado a escolher entre algo bom (proveniente da vontade de Deus) e algo mal (a prevalência da vontade das paixões humanas) (Wikipedia).


2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sim...É possível! Hoje em dia o Facebook é muito usado pela população.Além disso, é um meio virtual onde podemos refletir e filosofar sobre muitas coisas!
A ética, respeito e outros fatores são essenciais. Percebermos muitas discriminações, racismos , desrespeito... Isso tudo nos leva a refletir que mesmo existindo coisas boas há também coisas ruins nas redes.Isso tudo é ato filosófico, até pq filosofia é o conhecimento racional.

Aluna:Dhiovana Prado 9ªano C
Colégio Galileu

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."