quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A FILOSOFIA PODE SER PERIGOSA?

Por Danielle Oliveira dos Santos
Se considerarmos que a Filosofia estimula a reflexão,e que para refletir é preciso ser autêntico(pensar por si mesmo) e isso às vezes aborrece algumas pessoas,então a Filosofia é perigosa porque ela nos torna seres reflexivos,questionadores.
O saber ou a busca pelo saber não são apreciados com "bons olhos"por alguns.
A reflexão é uma investigação, uma busca de certezas,de provas e justificativas racionais para as ações dos homens e para o desvendamento da natureza e dos seus fenômenos.
Os indivíduos reflexivos desprezam opiniões (os achismos),buscam a verdade, superam os pré-conceitos e pré-julgamentos tendo como objetivo o conhecimento, a crítica.
Felizmente a Filosofia desenvolve nossa capacidade de questionar.E os questionamentos sempre incomodam.Os políticos não querem ter eleitores críticos.
Os médicos já não têm tanta disposição para ouvir os questionamentos de seus pacientesAlguns professores também se incomodam quando têm em classe "alunos perguntadores".
Os individuos passivos nunca incomodam. Nunca vão incomodar, porque é fácil manipulá-los.Normalmente essas pessoas aceitam como verdade tudo que lhes é dito, sem levantar dificuldades,problemas.
Enfim,a Filosofia tira a venda que cobre nossos olhos,e ao tirar a venda,ela nos faz enxergar o que os outros estavam escondendo e o que nós próprios não queríamos ver.
A Filosofia pode ser perigosa?
Pode. Porque ela nos ensina a duvidar.Ela nos ajuda a não tomar algo como verdadeiro sem que antes se faça um exame rigoso.E isso é um perigo,um risco, para aqueles indivíduos que estão querendo mentir para nós.
Acredito que a Filosofia é perigosa para alguns( os mentirosos,os corruptos,etc...) que tem medo da transparência, da verdade.
A verdade sempre incomoda.A sociedade está perdendo alguns valores.Hoje o que há?Um cultivo escancarado de mentiras,intrigas,baixarias(de toda espécie) e fofocas.
E isso me deixa profundamente triste.
Numa sociedade que cultiva tudo, menos a reflexão e a verdade,fica difícil ver com "bons olhos" a Filosofia.
Sendo assim, os ignorantes afirmam: -"A Filosofia não tem importância porque não dá lucro".
Os amantes e simpatizades da Filosofia defendem:-" Realmente a Filosofia pode não dá lucro, mas exercita nossa razão.
Não existe coisa mais nobre,mais significativa do que o ato de cultivar a própria razão.
É com esse exercício,que conseguimos identificar,por exemplo,os "prisioneiros" (principalmente os afirmam que a Filosofia não tem importância nenhuma) que normalmente são fantoches, pois não fazem o uso da própria razão e se deixam guiar pelos raciocinios de outros individuos.
Uma curiosidade:A Filosofia foi considerada"perigosa" e por isso foi retirada dos currículos escolares e universitários durante o regime militar.

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei seus textos e estou impressionada com os ensinamentos contidos neles!

Paaty ;D disse...

certamente, este texto está maravilhosamente ótimo . PARABÉNS. !

Paaty ;*

Iago Gazola disse...

"Sendo assim, os ignorantes afirmam: -"A Filosofia não tem importância porque não dá lucro"."

Justamente por isso ela me fascina. Não existe um interesse de adquirir prazeres através dela, a Filosofia é a pura busca da verdade. O homem que nela se vê livre se liberta, o homem que nela "não vê lucro" será um perseguidor de ilusões.

Iago Gazola disse...

"Sendo assim, os ignorantes afirmam: -"A Filosofia não tem importância porque não dá lucro"."

Justamente por isso ela me fascina. Não há nenhuma busca por prazeres através dela. A Filosofia é a pura busca da verdade. O homem que nela vê libertação torna-se um livre-pensador. O homem que nela "não vê lucro" será apenas um perseguidor de ilusões, um homem movido pelo desejo.

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."