segunda-feira, 31 de março de 2008

Eu não sou filósofa

Que fique bem claro,eu não sou filósofa.
Sou graduada em filosofia.
Se por um só dia eu afirmasse que sou filósofa, estaria mentido.
Nunca afirmei.
Os verdadeiros filósofos são Heráclito,Platão,Aristóteles,Locke,Hume,Thomas Hobbes,Kant,Schopenhauer,e outros... como mostra a História da Filosofia.
Sou insignificante comparada aos grandes mestres.Na verdade, não há comparações.
Mas temos uma coisa em comum:
Desejamos o saber,buscamos a verdade.
________________________________________________________

Meu site não é um site de Filosofia.
É basicamente um diário de classe das minhas aulas de Filosofia.
Eu interpreto textos filosóficos.
É uma interpretação minha,portanto subjetiva, o que não impossibilita de saída que essa interpretação seja correta e, por conseguinte, possua um valor objetivo.
Minhas idéias podem, sim, ser questionadas,revisadas, desde que haja uma boa argumentação e não fique a coisa só no confronto de opinões, porque, entre o que eu penso e o que os outros acham, eu ainda prefiro as minhas idéias, já que, a qualquer tempo, posso submetê-las ao exame crítico, abandonando logo as que não passarem no teste e se mostrarem falsas,além de que, por serem minhas, são suficientemente claras e distintas.
Não quero doutrinar.
Já disse aos meus estimados alunos que não procuro discípulos.
O importante é ler diretamente as obras dos filósofos.
Por isso, é minha obrigação publicar algumas aqui...para, pelo menos, despertar a curiosidade.
E concordo perfeitamente com Schopenhauer, quando ele afirma que os catedráticos de filosofia não são, em regra, autênticos filósofos.
Um diploma sem conhecimento não significa nada a não ser autorização estatal para exercer esta ou aquela profissão, o que, pra mim, é pouco.
Mas não há motivo pra preocupações...
O fato de não ser filósofa não significa necessariamente que eu não tenha conhecimento de alguns problemas filosóficos, ou que eu não tenha levantado novos problemas, ou que eu não saiba nada acerca da história da filosofia.
Acredito que tive uma boa formação e agradeço em parte aos meus queridos professores, porque o resto dependeu tão somente dos meus esforços e da minha competência, o que sempre atrai um bom dáimon.

Um abraço bem apertado nos meus admiradores, mas completo desprezo aos meus detratores.

Aos invejosos:

É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende,
insultar o que se inveja

Honoré de Balzac

Nenhum comentário:

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."