domingo, 9 de março de 2008

Os problemas filosóficos por Luís Rodrigues

texto esclarecedor sobre os principais problemas de cada ramo especifico da Filosofia. bem interessante,vale a pena conferir:

[...] filosofar é uma actividade natural, desencadeada pela nossa curiosidade ou, o que é mais frequen­te, pelo jogo entre a curiosidade e as necessida­des práticas. As necessidades impõem-nos proble­mas práticos imediatos, mas a nossa curiosidade exige respostas mais completas, que ultrapassam a solução desses problemas práticos. Esta exigên­cia está na origem da filosofia e da ciência.

O carácter espontâneo ou natural do filoso­far pode ser esclarecido pela lista de problemas filosóficos, que a seguir apresentamos. Estão agrupados em algumas das disciplinas ou áreas da filo­sofia e o nosso objectivo é apenas o de mostrar que essas áreas têm a sua raiz em problemas filosó­ficos comuns, de todo o cidadão.

Filosofia da Religião
Deus existe? O mal que há no mundo é compatível com a existência de Deus? Até que ponto a fé religiosa deve estar ao abrigo de discussão?

Ética ou Filosofia Moral

Há padrões morais comuns a todos os seres humanos? Ou todas as normas morais são relativas a grupos humanos? A pena de morte é moralmente aceitável? E o aborto? E a eutanásia?

Estética
O que é a arte? Como é que um objecto se torna artístico? Por uma propriedade desse objecto? Pela sensibilidade de quem o contempla?

Filosofia do Direito
O que é o Direito? O Direito é expressão de uma vontade comum? É a concretização (imperfeita) da ideia de Justiça? É instrumento de poder de alguns? Como se justifica a punição de um crimi­noso? Vingança? Protecção da sociedade? Recuperação?

Filosofia Política
O que é o Estado?

O Estado é um bem? É um mal menor? É necessário ou poderíamos dispensá-lo? Até onde deve ir o seu poder? Em que condições é legítimo um Estado intervir nos assuntos internos de outro Estado?

Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia

O que é a verdade? Há verdade em matéria moral, política e religiosa ou ela só é possível nas ciên­cias da natureza? Ou nem mesmo nessas ciências encontramos verdades?

Ontologia e Metafísica

Que é a realidade? Uma pedra, o valor de uma mercadoria e um sonho são igualmente reais? Há critérios seguros para distinguirmos as aparências da realidade?

Estes são exemplos de problemas filosóficos e decerto já discutiste pelo menos alguns. As tentativas de resposta a tais problemas são teorias ou doutrinas filosó­ficas. Apresentadas as respostas, as teorias filosóficas, é preciso justificá-las ou cri­ticá-las. As afirmações com que pretendemos justificar ou criticar as teorias cons­tituem os argumentos filosóficos. Problemas, teorias e argumentos filosóficos são o essencial da Filosofia. O debate espontâneo é já o filosofar. A Filosofia aprofunda, de uma forma imaginativa, crítica e metódica, esse filosofar espontâneo.

RODRIGUES, Luís (2003). Filosofia – 10.º ano. Lisboa: Plátano Editora, páginas 14-15.

Um comentário:

WalneySP disse...

Danielle:

Visitei seu blog, pela primeira vez, e li apenas, por enquanto, essa postagem. Seria isso um jogo entre a curiosidade e as necessidades práticas? Creio tratar, como citou a Senhorita, de absoluto controle sobre os apetites e desejos, ou seja, para mim é saber lidar com o que é de meu agrado e de meu interesse como indivíduo. PARABÉNS! Gostei “de cara”! Colocarei este link no meu blog! Vistarei outra vezes mais...

...E o Estado? É necessário ou poderíamos dispensá-lo? No Anarquismo cada um é responsável pelos seu atos... não há Estado, não há Governo, não há governado...

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."