quinta-feira, 15 de maio de 2008

0 13 DE MAIO

Um texto para ser comentado...

DATA QUE PARA MUITOS NADA SIGNIFICA, MAS PARA MUITOS SINAL DE UMA LIBERDADE AINDA ESPERADA NA CROSTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
QUE PAÍS É ESTE? ASSIM CANTAVA O SAUDOSO RENATO RUSSO,
UM PAÍS QUE NÃO DISCUTI EM DIREITO E DE FATO SEUS PROBLEMAS DEIXADOS NO PASSADO E QUE REPERCUTEM NO SEIO DO 3º MILÊNIO - POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA OS AFRODESCENDENTES DESSE BRASIL DE MUITAS FACES E DE POUCAS AÇÕES.
QUANDO SERÁ QUE ESSE DINOSSAURO VAI DESPERTAR E SE ENCHERGAR?
QUANDO AS MASCARAS DE UMA SOCIEDADE CONSTRUIDA NA MENTIRA E PLANTADA NO EGOISMO SE REVELARÁ DIGNA DE SEUS PATRÍCIOS?
O INDÍO, O NEGRO, NOSSOS IRMÃOS - CLAMAM POR OPORTUNIDADES IGUAIS, SONHAM COM UMA CONSTRUÇÃO SELADA EM PRINCÍPIOS PAUTADOS NA VALORIZAÇÃO HUMANA, NA TRANSFORMAÇÃO DE CONDUTAS, NA RUPTURA DE TABUS E ATOS ORTODOXOS.VOZES AO VENTO...COMPROMISSOS UTÓPICOS.
A IMPÁFIA DAS NOSSAS LIDERANÇAS NÃO EXPRESSÃO SINGULARIDADE E SIM, PLEITOS CORPORATIVOS.QUANDO OS DISCURSOS SAIRAM DOS VERBOS E SE APRESENTARAM COMO UMA CONCRETUDE? PENSAR NO NEGRO NESSE PAÍS QUE NÃO SAIU AINDA DE REPUBLIQUETA, É PENSAR NA LUTA DA LIBERDADE, É RESPIRAR A RESISTÊNCIA ESTAMPADA NOS ESTANDARTES REGIONAIS, É VISLUMBRAR UM POVO QUE FOI E É SOFRIDO PELAS AÇÕES DE UM ESTADO AINDA PARALÍTICO, E QUE AGORA É ROTULADO DE EMERGENTE - ESTÁ NA MODA ! TEMOS QUE ENCHERGAR O OUTRO E SENTIR JUNTOS SEU CLAMOR E NÃO A CISÃO DE INTERRESES INDIVIDUAIS.
O NEGRO TÃO BEM DEFENDIDO POR HOMENS COMO CASTRO ALVES, QUE OS ENALTECEU NOS SEUS POEMAS OU NOSSO AMIGO VALMIR DO CARMO, A BRILHANTE ZÉLIA POSSIDÔNIO, ENTRE OUTROS, QUE SUSTENTAM A BANDEIRA DO '" NÃO AO RACISMO "' EM NOSSA REGIÃO, SÃO DIGNOS DE APLAUSOS E REVERÊNCIAS, PORQUE ATÉ NOSSA IMPRENSA SENSACIONALISTA, PREOCUPADA SE A FAMÍLIA NARDONI FICOU EM SEGURANÇA NO PRESÍDIO, POUCO OU NENHUMA AÇÃO FEZ SOBRE O DIA 13 DE MAIO - PENA...

Robson Sousa

Um comentário:

Professora Danielle disse...

Fica uma pergunta:
- O que deve ser feito?
-Será que as cotas resolveriam os problemas?
- Será que as oportunidades não são pra todos?
Porque eu não entendo...
Para se fazer justiça racial é necessário privilégios?
Será que o que compreendo é o correto?
Náo sei...
Acredito que as cotas não são a melhor solução.

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."