terça-feira, 5 de agosto de 2008

A CIRURGIA MORAL -leitura obrigatória para nossa próxima aula dia 12.08.08

Capitulo LII do livro Gog* de Giovanni Papini#. – tradução de Marina Colasanti, Editora Record.
Eu adorei ler Gog!

A CIRURGIA MORAL
Londres,18 de Junho

O Dr. Anosh-Uthra veio ao Claridge propor-me seu tratamento que, ao que diz, começa a ser bem recebido na Inglaterra.Um subsecretário do Colonial Office, que o experimentou, falou-me dele com entusiasmo e mandou o doutor, ou melhor, o cirurgião, desentocar-me no hotel.
Anosh-Uthra, que se gaba de origem persa e quase real,é um homem ainda jovem mas de uma seriedade concentrada,como não tinha encontrado até então.O rosto cor de chumbo com vagos reflexos dourados é dominado por uma barba luxuriante e escura que desce até o estômago e o torna parecido com os reis da Assíria que se encontram no British Museum.Os olhos não se vêm, escondidos por óculos escuros.Falando com ele tem-se a impressão de falar ao telefone com um ausente mascarado.
- Não sei - disse, - se nosso comum amigo lhe deu uma idéia da minha nova terapêutica. A origem é simplíssima. No decorrer dos meus estudos dois fatos chamaram-me a atenção: que ninguém consegue, nem o gabado Freud, curar os distúrbios mentais, e, por outro lado, que a medicina geral é muito menos eficaz, como cura resolutiva, do que a cirurgia.Minha descoberta consiste em ter introduzido a cirurgia no tratamento das doenças do espírito. Sou, se o senhor quiser uma definição, o primeiro cirurgião da alma.
Não ignoro que alguns cirurgiões tentaram intervir no tratamento das doenças propriamente nervosas e que já foi tentada a cura da epilepsia desencapsulando o rim, e da demência precoce com enxertos endócrinos. Mas estamos diante de operações puramente físicas contra males psíquicos.Eu, ao contrário, opero diretamente no espírito com operações espirituais.Há partes da nossa alma que apodrecem, gangrenam, aumentam demais prejudicando as outras.Há tumores morais,tumores intelectuais,os apêndices do vicio e do pecado.Eu posso obter à vontade a amputação radical daquele órgão ou zona da alma incomoda.Já extirpei de meus vários clientes o ressentimento, a sensualidade, o espírito matemático, a avareza, a desconfiança.Se o terror da morte o incomoda, se se sente oprimido pela excessiva ingestão de cultura, se a ambição política ou esportiva não lhe dá descanso, fale comigo.Minhas operações são rápidas e indolores. Não obrigo a confissões, como o feiticeiro de Viena; não recorro ao hipnotismo, como em Nancy; não obrigo a contar os sonhos como em Zurique. E nem sequer recorto ou abro a carne.
- O senhor não me poderia dar algum detalhe sobre seu modo de operar?
- Se desse, o senhor não entenderia. Saiba que Anosh-Uthra não é meu verdadeiro nome. Estas palavras iranianas significam Homem Anjo e são o nome do messias da religião mandéia.Meu segredo,como todos os segredos,vem da Ásia e não é explicável em termos ocidentais. Mas as experiências positivas são mais evidentes e claras,suponho,do que as teorias. Submeta-se ao meu tratamento e eu o libertarei de tudo aquilo que o incomoda.
- E lembre-se de que eu não opero somente as más qualidades, que os moralistas chamam “culpa”e os alienistas “loucura”. Se, por exemplo, sua moléstia é amor demais ao próximo, ou uma mania filosófica e religiosas que coloque em perigo o seu bem-estar,estou pronto a intervir nas mesmas condições. Existem, às vezes, virtudes mais dolorosas do que pecados.
Pense na transformação por que passará a nossa espécie quando minha cirurgia moral estiver completamente difundida.Cada qual poderá ter,finalmente,a alma que mais lhe aprouver. A extirpação metódica dos remorsos e dos temores dará ao homem a paz que até agora procurou em vão no estoicismo ou na fé. Acrescente que as doenças do corpo derivam do espírito e, portanto, quando este estiver curado, desfrutar-se-á também de uma perfeita saúde física.Experimente.Incomodam-no a avidez, a superstição,a inveja, o ciúme?A extirpação é simplíssima.Aviso que não basta uma só vez.Para cada um dos incômodos que citei são necessárias pelo menos três intervenções. Tempo mínimo, se pensarmos nos intermináveis tratamentos dos psiquiatras. E devo também avisá-lo lealmente de que,apesar de poder tirar coisas da sua alma,não posso acrescentar nada.Sou um taumaturgo, não um Deus.
O custo de cada operação varia de acordo com as dificuldades. Meus preços vão de quinhentos a três mil libras esterlinas – a metade a pagar no inicio do tratamento.
- E o senhor poderia – perguntei, - amputar a alma inteira se ela toda estivesse contaminada?
- É uma operação que ainda não realizei – respondeu Anosh-Uthra alisando a barba, - mas poderíamos tentar...

*Obra moderna, literatura italiana
#Giovanni Papini (9 de janeiro de 1881 - 8 de julho de 1956), poeta, crítico e jornalista italiano.

Nenhum comentário:

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."