domingo, 21 de setembro de 2008

O MEDO DE PENSAR

Sempre acreditei, e vou continuar acreditando, que a escola é um lugar privilegiado onde desenvolvemos melhor o nosso pensamento. Lá é o lugar onde o pensamento deve ser estimulado, para que todos nós, sejamos pessoas conscientes e responsáveis por aquilo que fazemos. Porém, ao que parece, a escola tem sido inibidora do pensar. Os alunos estão lá como meros espectadores e não como agentes em construção. Parece que o que importa é somente o passado; o que foi pensado, o que foi descoberto, o que foi dito. O amanhã não nos interessa, portanto não precisa ser discutido, pensado, proposto. Assim vamos criando uma geração de pessoas com preguiça de pensar; conseqüentemente criaremos uma cultura sem cultura, seremos "desinculturados". Falar de pensamento é remeter-se a filosofia, pois ela é quem dá as bases para a construção de um pensamento solidificado e com razões próprias. O pensamento deve ser organizado; deve-se manter sempre em mente os objetivos e as metas, por onde o pensamento possa ser guiado. A inibição do pensamento gera nas pessoas um certo atrofiamento da inteligência ontológica. Os fatos da realidade comprovam isso. Algumas pessoas não pensamna sua existência, na sua espécie, na sobrevivência da espécie. Esqueceram que a continuidade da vida passa pelo que cada um faz, pensa e decide fazer. Alguns vivem mais sua animalidade do que sua humanidade. Se todos pensassem na razão do seu existir, do existir neste tempo; na razão do existir das outras pessoas, mesmo podendo não encontrar respostas hoje, viveria de forma mais consciente, modesta, respeitosa, educada e alegre. Infelizmente para muitos a vida não passa do trabalho e do prazer sexual. (...)A harmonia ou desarmonia interior irão se manifestar na harmonia ou desarmonia exterior. Cada um é aquilo que expressa através de seus sentimentos, atos e palavras. A questão da Filosofia tem que ser repensada com urgência. Começando no Ensino Fundamental e ultrapassando todo o Ensino Superior(...)Quem não é capaz de respeitar sua própria vida, seu próprio corpo, não respeitará a vida e o corpo alheio. No Brasil faltam profissionais qualificados para trabalhar com a disciplina Filosofia. Nem todos os diplomados em Filosofia estão suficientemente preparados para lecionar Filosofia. Infelizmente quanto menos filósofos nas escolas, mais bandidos nas ruas. Muito mais que teorias, fórmulas, a Filosofia se preocupa com questões humanas e existenciais.(...)Pessoas ignorantes são facilmente manipuladas, porém, pessoas que pensam, questionam, são respeitadas, porque sabem o que querem e o porque de estarem neste mundo. A construção de uma sociedade mais humana, justa, igualitária, passa por uma escola e uma educação mais humana, fraterna, solidária. Não adianta ensinar a contar se não ensinamos a partilhar; não adianta ensinar a ler se não se aprende a entender e a pensar. Aqui entra o papel fundamental da Filosofia, que é, ir além do material, do visual e do palpável; ir ao mundo das idéias, do conhecimento, da verdade. A escola tem que se propor metas para saber por onde anda. Tem que conhecer seus alunos para saber o que eles pensam, quais seus sonhos, seus ideais. Uma escola que não conhece seus alunos não é uma escola de verdade, mas uma empresa que, em vez de educar, vende conceitos sobre o conhecimento. Nossa cabeça é maior que nossa boca para que pensemos mais e falemos menos. Pensar antes de falar e não falar para depois pensar. As idéias nascem no cérebro e não na boca. Elas tem que ser, quando necessário, transformadas. Pessoas conscientes de seus direitos e deveres serão capazes de mudar o rumo da nossa história. A mudança não está nas armas, nas cadeias, mas na educação que começa em casa, com limites e valores. A mudança começa dentro de cada pessoa, olhando para seus atos, sentimentos. A mudança que queremos está no coração de cada um de nós. Precisamos nos libertar do medo e da preguiça de pensar. Quem pensa constrói, transforma, liberta, vive; faz sua vida valer a pena, ama e entende que vale a pena viver.

Hermes José Novakoski

Porto Alegre, fevereiro de 2007

Fonte:http://br.geocities.com/euosou/hermes_medodepensar.html

Um comentário:

Professora Danielle disse...

Bom texto...só não gostei do termo "desinculturado".

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."