terça-feira, 3 de março de 2009

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO:

Física com o professor Wilson


A sensação é a base de todos os nossos conhecimentos. É o fenômeno psicológico causado pela estimulação do nosso organismo. As sensações podem se externas ou sensoriais, internas ou orgânicas. As externas ou sensoriais são aquelas provenientes dos órgãos dos sentidos. As internas ou orgânicas são as que provêm do interior do nosso organismo. Essas sensações são conhecidas como cenestesia ou sentido cenestésico.
Dois elementos fundamentais podem ser identificados nas sensações: excitação e impressão além da sensação propriamente dita que é resultado das duas primeiras.
A excitação tem a ver com as transformações que se dão nas células de nossos órgãos quando são estimulados.
A impressão consiste na transmissão ao cérebro do impulso nervoso originado nas modificações celulares que se dão nos órgãos sensoriais.
Quanto a percepção, este é o fenômeno de reconhecimento de qual o estímulo produziu em nós uma sensação específica. É a interpretação da sensação como sinal de um objeto exterior.
A diferença entre sensação e percepção, encontra-se em sentir e compreender o fenômeno, isto é, a sensação se dá quando um órgão recebe um estímulo, enquanto que a percepção abrange a sensação, incluindo também o conhecimento da causa, ou seja, o objeto que produziu a sensação e a certeza de que ele existe e é real.

ILUSÕES


Nesse contexto, deve-se também considerar a ilusão. Está é o erro que se comete ao interpretar uma sensação. Elas podem variar de uma simples sensação luminosa ou auditiva interpretada individualmente erroneamente e percebida corretamente após o decorrer de pouco tempo, como também pode abranger muitas pessoas e perdurar por séculos, envolvendo nosso modo de ver, acreditar e interpretar os fenômenos à nossa volta. Como exemplo de uma ilusão tão abrangente, podemos citar a interpretação que se fazia do sistema solar. Admitia-se que a Terra era o centro do sistema solar – embora na época de Aristóteles, outro filósofo grego, Aristarco, tenha afirmado que a concepção que se tinha do sistema estava errada e que o Sol era o centro do sistema solar, e como não lhe deram ouvidos, – essa idéia perdurou até após a revolução copernicana ( Nicolau Copérnico – 1473 – 1543), e dessa forma, vivemos quase dois mil anos na total ignorância.

Muitas vezes somos levados a fazer comentários sem fundamentos em relação a fatos e pessoas, e nossas opiniões deveriam ser ponderadas e, com profundidade, pois esse comportamento acaba implantando, um erro imperdoável que, com o passar do tempo, pode até ser ridicularizado.


MUITO legal o texto...

fonte: http://br.geocities.com/leblon137/

Um comentário:

Unknown disse...

Sou o professor Wilson e iiquei contente por ter gostado do meu texto e agradeço.
Gostaria de comunicar o link correto para o texto mencionado:
http://www.vivafisica.com.br/motiva.html
Sucesso!
Abraços

Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."