sábado, 5 de abril de 2014

para 8º série -A vida politica Marilena Chaui

Alunos sem livro atenção....

A vida política
Paradoxos da política
Não é raro ouvirmos dizer que “lugar de estudante é na sala de aula e não na rua,
fazendo passeata” ou “estudante estuda, não faz política”. Mas também ouvimos o
contrário, quando alguém diz que “os estudantes estão alienados, não se
interessam por política”. No primeiro caso, considera-se a política uma atividade
própria de certas pessoas encarregadas de fazê-la – os políticos profissionais -,
enquanto no segundo caso, considera-se a política um interesse e mesmo uma
obrigação de todos. Assim, um primeiro paradoxo da política faz aqui sua aparição:
é ela uma atividade específica de alguns profissionais da sociedade ou concerne a
todos nós, porque vivemos em sociedade?
Como se observa, usamos a palavra política ora para significar uma atividade
específica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – o político -,
ora para significar uma ação coletiva – o movimento estudantil nas ruas – de
reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos
governos ou ao Estado. Afinal, a política é uma profissão entre outras ou é uma
ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o poder? A
política se refere às atividades de governo ou a toda ação social que tenha como
alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado?
No entanto, podemos usar a palavra política ainda noutro sentido.
De fato, freqüentemente, encontramos expressões como “política universitária”,
“política da escola”, “política do hospital”, “política da empresa”, “política sindical”.
Nesse conjunto de expressões, já não encontramos a referência ao governo nem a
profissionais da política. “Política universitária” e “política da escola” referem-se à
maneira como uma instituição de ensino (pública ou privada) define sua direção e o
modo de participação ou não de professores e estudantes em sua gestão, ao modo
como os recursos serão empregados, ao currículo, às formas de avaliação dos
alunos e professores, ao tipo de pessoa que será recebida como estudante ou como
docente, à carreira dos docentes, aos salários, e, se a instituição for privada, ao
custo das mensalidades e matrículas, etc.
ver na integra o capitulo do livro neste site
http://ensinarfilosofia.com.br/__pdfs/tecnico/semestre3/A_vida_politica.pdf

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"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."