21. Antecedente ao pensamento filosófico científico na cultura grega, o pensamento mítico é uma maneira de um povo explicar aspectos essenciais da realidade em que vive. O mito, por sua vez, caracteriza-se principalmente: A) pela variedade de perspectivas que discute B) pelo tipo de discurso que constitui C) pela forma de questionamento que promove D) pela maneira como se fundamenta E) pelo modelo de crítica que desenvolve 22. Na visão de Kant ( in Marcondes,1997), a tarefa da crítica consiste em realizar o exame dos limites da razão teórica e estabelecer: A) o fator externo de seu funcionamento B) os juízos sintéticos independentes da experiência C) a necessidade do pensamento puro D) os critérios de um conhecimento legítimo E) a correspondência do objeto ao pensamento 23. Segundo Marcondes (1997), a filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio: A) da análise lógica da linguagem B) do estudo da língua empírica C) do existencialismo cristão D) da contradição entre linguagem e realidade E) do rigor do idealismo alemão 24. "Todos os instintos sob enorme força repressiva, volvem para dentro, e a isso chamo interiorização do homem [...]". A partir dessa interiorização, se desenvolve o que mais tarde Nietzsche denominará: A) corpo B) liberdade C) alma D) instinto E) nobreza 25. Descartes, em sua segunda meditação, relata a necessidade de se encontrar uma forte certeza que pudesse servir de base para a elaboração de todo o sistema do saber. E exemplifica com a experiência do ponto de: A) Gassendi B) Arquimedes C) Montaigne D) Copérnico E) Galileu 26. Kant, ao considerar a liberdade como "uma espécie de causalidade" referindo-se às categorias de sua possibilidade natural, criou a "Tábua das categorias da liberdade em relação aos conceitos do bem e do mal". Em relação à categoria da qualidade, subdividiu-a em regras práticas de: A) exceção, condução e ação B) opinião, dever e vontade C) ação, omissão e exceção D) princípios, objetivos e deveres E) práticas, proibições e inclinações 27. Em sua obra Poética, Aristóteles analisa a tragédia grega de sua época e a tradição da poesia épica, desenvolvendo duas noções de grande influência na teoria e na crítica literária. São as noções de catarsis (efeito purificador produzido nos que assistem às tragédias) e de: A) virtude (areté) B) poiesis (saber produtivo) C) retórica D) mímesis (imitação) E) verdade 28. O existencialismo, pelo modo como elabora a questão da liberdade e da autenticidade como elementos centrais da existência humana, do ser humano como ser autoconsciente que cria a si mesmo, assume a dimensão: A) ética B) analítica C) estética D) religiosa E) racional 29. No mundo contemporâneo, a política deixa de ser compreendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática e passa a se constituir como o campo da mera administração de: A) problemas advindos das relações pessoais B) atividades dirigidas à economia C) questões de natureza técnica D) objetivos de ordem social E) experiências políticas inéditas 30. Um traço comum aos racionalistas do início do pensamento moderno foi a utilização do recurso, de inspiração cartesiana, da dedução como forma de demonstração de verdades. Tal recurso é também chamado de: A) método geométrico B) estudo de lógica C) princípio de Pascal D) trabalho científico E) argumento da aposta 31. Segundo Kant, o conhecimento só poderá surgir da reunião das seguintes capacidades ou faculdades: A) disponibilidade e intuição B) predisposição e vontade C) racionalidade e disposição D) sensibilidade e entendimento E) determinação e comparação 32. Posição filosófica que tem a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, principalmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência: A) estoismo B) realismo C) liberalismo D) idealismo E) empirismo 33. Ao estabelecer o primado do espírito, Descartes faz dele algo completamente separado do corpo. Surge a tese em que a alma é uma substância completamente distinta do corpo denominada: A) espiritualismo B) reflexionismo C) dualismo D) encadeamento E) intuição 34. Doutrina que se opõe ao ceticismo e atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade: A) estoicismo B) racionalismo C) escolástica D) misticismo E) platonismo 35. Uma ideia somente terá validade se for evidente e distinta. De acordo com Descartes, para que haja conhecimento, é necessário que as ideias sejam representações. Para demonstrar tal teoria, identifica os seguintes tipos de ideias: A) consistentes, teóricas e exatas B) exteriores, aplicáveis e da existência C) científicas, sensoriais e de infinito D) inatas, adventícias e da imaginação E) evidentes, válidas e da certeza 36. Para Platão, o trabalho de conhecer não é tarefa apenas intelectual. É também obra de: A) amor B) religião C) retórica D) discurso E) ideal 37. O interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de democracia na Atenas do século V A.C., delimita o contexto do surgimento: A) da apologia B) do pitagorismo C) da sofística D) da isonomia E) do pluralismo 38. O conjunto de procedimentos racionais usados para se demonstrar a verdade denomina-se: A) ciência B) epistemologia C) exposição D) processo E) método 39. De acordo com Marcondes (1997), a filosofia de Hegel teve grande influência em sua época e tornou-se uma das correntes do pensamento contemporâneo por meio de sua leitura pelos marxistas, pelos existencialistas, pela hermenêutica e, especialmente pela: A) dialética transcendental B) teoria crítica da Escola de Frankfurt C) unidade sintética originária da apercepção D) concepção otimista de Locke E) teoria política moderna 40. Para Sartre (in Rezende, 1997), o ser é o que ele é, é o objeto, é tudo aquilo de que se tem consciência. A consciência precisa do objeto para ser; sem objeto ela não vai além de seu próprio vazio e o sujeito é nada. Logo, o ser define-se pelo princípio da: A) alteridade B) intenção C) contradição D) perfeição E) identidade 41. Os dois primeiros momentos da filosofia analítica da linguagem, mesmo que distintos pelo tipo de análise que fazem, têm em comum a ideia de que o significado de uma proposição depende de sua: A) técnica B) redução C) síntese D) verificação E) sistematização 42. Comandar e agir, segundo comandos; relatar um acontecimento; conjecturar sobre o acontecimento; expor uma hipótese e prová-la; cantar uma cantiga de roda são exemplos que Wittgenstein (1996) aponta, ao analisar ?as diversas maneiras de se usar a linguagem?, como: A) as figuras de linguagem B) os jogos de linguagem C) as estruturas de palavras D) os ideais dos atos da fala E) as formas de anotações 43. A lógica hegeliana é uma lógica dialética que tem como um de seus principais fundamentos: A) a negação B) o positivismo C) a história D) a política E) o dogmatismo 44. A espontaneidade de ação, a independência de determinações estranhas ou empíricas e a autodeterminação, como um jogo subjetivo e estético das faculdades, caracterizam a: A) antinomia B) vontade C) liberdade D) máxima E) heteronomia 45. À síntese dialética da consciência e da autoconsciência, Hegel (in Marcondes, 1997) chama de: A) reflexão B) espírito C) razão D) lógica E) transição 46. Concepção filosófica segundo a qual o conhecimento certo e definido sobre algo pode ser buscado, mas não atingido: A) dogmatismo B) ceticismo C) irracionalismo D) mecanicismo E) convencionalismo 47. Para Benjamin (1993), a obra de arte, em sua essência, sempre foi reprodutível e o que o ser humano produzia sempre poderia ser imitado por outros. Ainda que a reprodução técnica da arte represente um processo novo, como a xilogravura e a litografia, para o autor, mesmo na reprodução mais perfeita de uma obra de arte, um elemento estará ausente. Trata-se: A) da terminalidade B) da notoriedade C) da acessibilidade D) do perfeccionismo E) da autenticidade 48. Possui um valor moral positivo, constituindo o objeto ou o fim da ação humana: A) o bem B) o bom-senso C) o ato D) a dúvida E) a utopia 49. Para Spinoza (in Marcondes, 1997), o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com: A) a indignação do sujeito B) o isolamento do indivíduo C) a utilidade do pensamento D) a determinação das coisas E) o princípio da universalidade 50. A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca: A) elaboradas e técnicas B) falsas e verdadeiras C) únicas e discutíveis D) justas e infalíveis E) ficcionais e elaboradas GABARITO: 21. B 22. D 23. A 24. C 25. B 26. C 27. D 28. A 29. C 30. A 31. D 32. E 33. C 34. B 35. D 36. A 37. C 38. E 39. B 40. E 41. D 42. B 43. A 44. C 45. C 46. B 47. E 48. A 49. D 50. B | |||
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sexta-feira, 24 de outubro de 2014
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Só os Deuses são perfeitos!
"Acredito sinceramente que somos o que pensamos, o que estudamos e o que nos propusemos a ser."
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